10 Corporações Controlam Praticamente Tudo que Você Compra – Esse quadro mostra como - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Notícia

10 Corporações Controlam Praticamente Tudo que Você Compra – Esse quadro mostra como

Segundo quadro via Reddit, intitulado "A Ilusão da Escolha," corporações criam uma corrente que se inicia em uma das 10 super empresas. Você já ouviu falar dessas empresas, mas é inacreditável constatar o que essas gigantes controlam ou influenciam.

Por Chris Miles
Tradução: Ana Amorim

4 de novembro, 2013 "Information Clearing House – "PolicyMic" – Dez mega corporações controlam a produção de quase tudo que você compra; desde produtos domésticos até ração animal e jeans.

Segundo esse quadro via Reddit, intitulado "A Ilusão da Escolha," essas corporações criam uma corrente que se inicia em uma das 10 super empresas. Você já ouviu falar dessas empresas, mas é inacreditável constatar o que essas gigantes controlam ou influenciam.

(Nota: O quadro abaixo mostra uma mescla de redes. Empresas-mãe podem ser donas, controlar as ações, ou podem ser simplesmente parceiras com as suas redes de filiais . Por exemplo, a Coca-Cola não é dona da Monster, mas distribui essa bebida energética. Outra nota: Não estamos certos o quão atualizado é esse quadro. Por exemplo, ele não foi atualizado para refletir a venda da Pringles para a Kellogg's pela P&G's em fevereiro desse ano.)

Esses são apenas uns poucos exemplos: a marca Yum é dona da KFC e do Taco Bell. A empresa foi uma derivação da Pepsi. Todos os restaurantes da marca Yum vendem somente produtos da Pepsi, decorrente de um acordo vitalício com a empresa de refrigerantes.

A empresa de $84 bilhões de dólares Proctor & Gamble — que é a maior anunciante nos EUA – esta emparelhada à várias marcas que produzem de tudo desde remédios até pasta de dente e alta moda. Somando tudo, a P&G supostamente atende a 4.8 bilhões de pessoas em todo o mundo através dessa rede.

A corporação de $200 bilhões de dólares Nestle — famosa pelo chocolate, mas que também é a maior empresa de alimentos do mundo – controla quase 8.000 marcas diferentes em todo o mundo, e tem participação ou é parceira com um grande número de outras empresas. Dentro dessa rede se encontra a empresa de shampoo L'Oreal, a gigante de alimentos para bebê Gerber, a marca de roupas Diesel, e as marcas de ração Purina e Friskies.

A Unilever, famosa por sabões, supostamente atende a 2 bilhões de pessoas em todo o mundo, controlando uma rede que produz de tudo de cotonetes até manteiga de amendoim.

E não são só os produtos que você compra e consome, também. Nas últimas décadas, as notícias e informação que você recebe foram agrupadas: 90 % da mídia é controlada hoje por apenas seis empresas, das 50 em 1983, segundo o infográfico do Frugal Dad do ano passado.

E ainda fica mais macro: 37 bancos se fundiram para tornarem-se apenas quatro – JPMorgan Chase, Bank of America, Wells Fargo e CitiGroup em pouco mais de duas décadas, segundo o mapa do Federal Reserve.

As 10 maiores instituições financeiras controlam 54% de todos os nossos [EUA] ativos financeiros; em 1990, elas controlavam 20%. Como foi noticiado pelo MotherJones, o número de bancos caiu de mais de 12.500 instituições para 8.000.

Os números são implacáveis, e os quadros dão visibilidade a uma realidade confusa. Esse é o mundo em que vivemos.

Chris é editor fundador da PolicyMic.
http://www.informationclearinghouse.info/article36743.htm