Campanha Sementes de Resistencia - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Campanha Sementes de Resistência

CAMPANHA NACIONAL SEMENTES DE RESISTÊNCIA: CAMPONESAS SEMEANDO ESPERANÇA, TECENDO TRANSFORMAÇÃO

construcao das camponesas

Nossa Campanha, foi lançada no marco da Jornada de Lutas de março de 2020 em todas as regiões do país tendo como intuito traduzir e socializar as experiências organizativas, de formação, mística, luta, animação, estudos, produção de conhecimento e alimentos saudáveis agroecológica das mulheres camponesas do Brasil. Nossa ação se entrelaça na caminhada com a Campanha Internacional Sementes como Patrimônio dos Povos a Serviço da Humanidade/ Via Campesina.


Organizadas em todas as regiões do país, construímos esta campanha que ressalta nosso compromisso no conjunto com a classe trabalhadora, além de demonstrar nossa capacidade e potência na produção de alimentos saudáveis, preservação da biodiversidade e contribuição para construção da soberania alimentar em nossa articulação social-política-pedagógica.


No momento histórico em que lançamos nossa campanha, no ano de 2020, também é importante ressaltar que ela tem caráter de denúncia: Estamos vivenciando uma crise econômica, social, política e ambiental agravada pela eleição de um governo neofascista e ultraneoliberal, que tratou de forma irresponsável a crise sanitária da COVID-19, porque só fortalece o capital e o agronegócio com suas práticas de destruições e apropriações dos nossos territórios e bens naturais, atingindo principalmente as mulheres com suas políticas de morte, fome e miséria. Nossa campanha é de RESISTÊNCIA, um projeto de vida e sociedade.


Reafirmamos com a campanha os caminhos para um projeto popular de agricultura camponesa, agroecológica e feminista. Um projeto que não está a serviço do mercado, mas a serviço da vida e das nossas relações com a mãe natureza, sagrada terra!


Diante deste cenário nós, do MMC, reafirmamos a defesa da vida e lutamos com resistência e esperança, SOMOS SEMENTES que lutam contra todas as formas de violência: contra mulher, racismo, LGBTQIfobia, do capital contra o trabalho, entre tantas outras formas.


Juntas lutamos por um país que produza comida saudável, sem venenos, por políticas públicas que são direito do povo e que possibilitem promover vida digna, saúde para todas classe trabalhadora.


Na solidariedade nos forjamos companheiras, em nossa diversidade de Brasil nos fortalecemos, sendo quem somos, partilhando sonhos e os saberes de nossas ancestralidades. Carregamos em nossa história a missão da mística revolucionária em defesa das sementes, da agroecologia, da mãe terra, das águas, de nossos corpos e de nossos territórios! Acreditamos e caminhamos para a libertação das mulheres e homens da classe trabalhadora.


Mais sobre a campanha:

Clique aqui e veja os vídeos feitos pelas nossas camponesas sobre suas experiências com as SEMENTES CRIOULAS e os QUINTAIS PRODUTIVOS AGROECOLÓGICOS.


Clique aqui para ver os fôlderes da Campanha Nacional Sementes de Resistência.


Clique aqui para ver matérias sobre a campanha em redes parceiras de comunicação.