Quem Somos e Nossa Missão - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Quem somos

Somos mulheres camponesas: agricultoras, arrendatárias, meeiras, ribeirinhas, posseiras, bóias-frias, diaristas, parceiras, extrativistas, quebradeiras de coco, pescadoras artesanais, sem terra, assentadas... Mulheres indígenas, negras, descendentes de europeus. Somos a soma da diversidade do nosso país. Pertencemos à classe trabalhadora, lutamos pela causa feminista e pela transformação da sociedade.


Lutar sempre foi nossa condição. Desta forma, construímos nossos movimentos autônomos de mulheres.


Em nossa trajetória, temos reafirmado a luta das mulheres pela igualdade de direitos e pelo fim de qualquer forma de violência, opressão e exploração praticada contra a mulher e a classe trabalhadora. Dessa forma, nos identificamos pela produção de alimentos saudáveis, pela construção de um projeto de agricultura ecológico e pela luta e libertação da mulher.


Somos um Movimento de Mulheres Camponesas, organizado em todas as regiões do país. Resistimos no campo às consequências econômicas, políticas, sociais e culturais do projeto capitalista, patriarcal, racista e LGBTIfóbico que intensifica a exploração de trabalhadoras e trabalhadores, aumentando a violência e a discriminação contra as mulheres.


Há mais de 37 anos construímos um Movimento autônomo, democrático, popular, feminista e de classe, na perspectiva socialista. Nesse período, nos organizamos, lutamos e conquistamos o reconhecimento da profissão de trabalhadora rural, o salário maternidade, a aposentadoria da mulher da roça aos 55 anos, entre outros direitos. Continuamos lutando por saúde de qualidade, pela construção de novas relações sociais e de gênero, por políticas públicas que atendam aos interesses das camponesas e camponeses e pelo fim de todas as formas de violência e opressão.


A luta pela libertação das mulheres é tarefa de todas e todos. Mas acreditamos que nós, mulheres, somos as principais responsáveis por esta conquista.

quem somos

Mística e simbologia do MMC

O nosso Movimento de Mulheres Camponesas é fruto de uma caminhada de luta pela libertação das mulheres que encontra suas raízes na luta popular. Neste sentido, podemos afirmar que a Mística do MMC encontra sua razão de ser no desejo de justiça e felicidade que nos anima na luta, no trabalho de base. A terra, a água, o fogo e ar são elementos que dão significados à mística da vida.


A mística nos leva a crer que quando mulheres e homens se unirem na luta por justiça no Brasil haverá grandes mudanças sociais.


Como mulheres camponesas, lutadoras, militantes e dirigentes de nosso Movimento, na alegria, na confraternização, devemos nos entusiasmar pela vida, pelo feminino, pela natureza.


A mística deverá nos levar a reconstituir uma cultura humana que acolha, transforme e cuide da vida e que, pouco a pouco, vai se cristalizando na nova mulher lutadora.

Assim sendo, trabalhamos uma mística:

De valorização e libertação da mulher camponesa;


De defesa da classe trabalhadora;


Que leva o nosso movimento a apaixonar as mulheres pela causa da libertação, centrado no compromisso com a justiça, no compromisso com a vida dos pobres e no compromisso com a organização popular;


De luta contra exploração, contra violência, contra discriminação e dominação;


Que desperta em nós a necessidade de lutar por nossa dignidade e nossos direitos;


Que cria em nós a necessidade de organização e de autonomia;


Que combate o machismo e desperta para a necessidade de construção de novas relações de igualdade;


Que respeita nossa história de luta, nossa diversidade cultural, nossas experiências construídas e nossos símbolos regionais e nacionais;


De relação e de defesa da natureza, das sementes, da biodiversidade.

Esse conjunto de orientações de nossa mística serão expressados, vivenciados e construídos permanentemente nos diferentes momentos de nossas lutas, atividades e manifestações.


Trabalharemos para que nossa identificação enquanto camponesas militantes do MMC expresse a Mística que dá origem ao nosso Movimento e nos motiva na continuidade de nossas lutas. A ponto de que quando olharmos para uma mulher camponesa militante de nosso movimento, nela visualizamos o MMC!


A nossa simbologia será expressa na Bandeira do MMC que deverá nos acompanhar em todas as atividades realizadas. A cor lilás, o chapéu de palha e o lenço lilás, que expressam a luta de resistência das mulheres trabalhadoras deverão estar presente em tudo aquilo que nos identifica.

Nossa Missão

Missão do MMC Brasil

Nossa missão é a libertação das mulheres trabalhadoras de qualquer tipo de opressão e discriminação. Isso se concretiza nas lutas, na organização, na formação e na implementação de experiências de resistência popular, onde as mulheres sejam protagonistas de sua história. Lutamos por uma sociedade baseada em novas relações sociais entre os seres humanos e deles com a natureza.

Nossos Princípios

O Movimento de Mulheres Camponesas se caracteriza por ser:

Autônomo: quem decide os rumos são as próprias mulheres;


Democrático e popular: as mulheres têm voz e voto e buscam organizar todas as trabalhadoras do campo;


Classista: pertence às trabalhadoras do campo, que compõem a classe trabalhadora;


Novas relações de igualdade: entre as pessoas, com a natureza e a vida como um todo;


De luta: para transformar a sociedade e as relações;


Socialista: onde todos tenham direito de viver com dignidade e igualdade.

Valores do Movimento de Mulheres Camponesas:

O Movimento pauta sua práxis nos seguintes valores:

A responsabilidade individual e coletiva de continuar na luta;


Respeitar as diferenças;


Ética;


Disciplina;


Construir novas relações;


Assumir as decisões coletivas;


Solidariedade;


Amor à luta;


Companheirismo;


Valorização da mulher e de todos os seres humanos;


Capacidade de indignar-se diante das injustiças, transformando nossa indignação em ação concreta de superação de nossos limites;


Espírito de sacrifício;


Mística revolucionária e feminista;


Resgatar a cultura camponesa do trabalho individual e coletivo, como forma de valorização do ser humano;


Preservação, conservação e proteção da natureza.