03/05/2013 - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas
Nota de Pesar e Solidariedade

O MMC, com imensa tristeza comunica as companheiras e companheiros do Falecimento de Ana Rosa Ferreira da Cruz, com 70 anos, ocorrido no dia 20 de abril de 2013, causado por pneumonia.

Ana Rosa sempre participou das atividades de formação do MMC; era uma companheira comprometida com a causa das mulheres camponesas, foi uma das fundadoras da “Associação de Mulheres Hei de Vencer”, no Ramal Nabor Júnior. Atualmente, ela morava em Campinas, Acre.

Ana Rosa deixa muitas saudades, mas tenhamos a certeza que seu exemplo de força e vontade permanecerão!

Que Deus lhe dê o descanso eterno, e também dê muita força e energia positiva para toda a família seguir lutando.

Movimento de Mulheres Camponesas

Abril de 2013.

Mais de 3 mil mulheres comemoram os 30 Anos do MMC/SC

Nos dias 30 de abril e 1° de maio, o Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina celebrou juntamente com cerca de 3 mil mulheres os 30 anos de organização, lutas e conquistas.

O primeiro dia de comemorações dos 30 anos do Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina (MMC/SC) reafirmou a importância da luta camponesa e feminista. Mulheres de todas as regiões do Estado, reunidas no Parque da Femi, em Xanxerê, relembraram os principais momentos desde a criação do MMC/SC, entre elas conquistas como a aposentadoria para a mulher do campo, o salário maternidade, o auxílio doença, documentação e o reconhecimento da profissão da agricultora. Da mesma forma, enfatizaram que existem muitas lutas e desafios para os próximos períodos.

Durante a tarde de terça, 30, as mulheres debateram questões como o feminismo, o projeto de agricultura camponesa e os próximos passos do Movimento, tanto em Santa Catarina como nacionalmente. Estão presentes no evento, além das camponesas do Estado, representantes do Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso, Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Paraná. Também estão presentes representantes de outros movimentos sociais do campo e da cidade, além de autoridades estaduais, de vários municípios, do governo federal, universidades, sindicatos, paróquias e comunidade em geral.

Na quarta-feira, 1º de maio, data em que o MMC/SC comemora os 30 anos, as camponesas realizaram uma grande celebração que enfatizou a trajetória de lutas e conquistas, trouxe presente a recordação das lutadoras que fizeram parte da construção desta história e fortalecem a organicidade do movimento em todas as regiões.

Coletivo de Comunicação MMC/SC