O Movimento de Mulheres Camponesas, ao longo de sua trajetória sempre lutou pela garantia do direito à Saúde Pública, integral (promoção, proteção e recuperação), de qualidade e com atendimento humanizado para todas/os com efetiva participação popular.
Historicamente, o direito ao estudo, ao conhecimento e a profissionalização sempre foi negado às mulheres, principalmente às camponesas. Graças à luta das trabalhadoras e dos trabalhadores, os movimentos sociais de todo o mundo conquistaram o direito de estudar medicina em Cuba, país que concebe a medicina humanitária, com objetivo maior a prevenção dos fatores de risco, evitando que as pessoas venham a adoecer e tenham complicações irreversíveis. No Brasil a saúde é tratada como mercadoria, que só enriquece a indústria farmacêutica.
Nesse processo já conquistamos o direito de ter entre as jovens camponesas do MMC, vinte médicas formadas atuando em várias regiões do Brasil, contribuindo com o movimento, elaborando materiais, atendendo as trabalhadoras e trabalhadores.
No Primeiro Encontro Nacional das Jovens do MMC, as médicas, Mariana, Cíntia, Elaine, Daniela e Ludiere, formadas em 2014, aprofundaram com o grupo o tema Sexualidade e Saúde da Mulher, onde as jovens puderam debater o assunto, esclarecer dúvidas e compartilhar experiências. Para a Médica Cíntia Cordeiro, a saúde deve ser trabalhada de forma integral e de melhor acesso para todos, o SUS é uma conquista importante, mas que ainda precisa avançar em muitos sentidos, como atendimento individualizado, humanizado, priorizando os casos de maior gravidade.
Além de Cuba, também foi construído uma importante relação com Venezuela, onde já se formaram jovens em Medicina e também em Agroecologia. Em 2015 mais um grupo de jovens do MMC estará indo à Venezuela, estudar medicina. O Movimento de Mulheres Camponesas sente-se fortalecido e animado com mais essa conquista, tendo a certeza que essa será uma contribuição importante para melhoria da saúde no nosso país, através da atuação das jovens camponesas formadas em medicina.
I Encontro Nacional de Jovens CamponesasVeja algumas fotos que traduzem esse encontro, realizado de 13 a 15 de dezembro, em Luziânia/GO, que teve muita formação, animação, mistica, cultura e construção da identidade das jovens camponesas do MMC.