17/12/2015 - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas
MMC
Mulheres Camponesas recebem doação de Sementes Crioulas
No ultimo domingo, 13 de dezembro, integrantes do Movimento de Mulheres Camponesas – MMC dos assentamentos Veredas II e Antonio Juvêncio do município de Padre Bernardo – GO receberam sementes de milho e feijão crioulas, produzidas pelos camponeses e camponesas do Movimento Camponês e Popular – MCP. Essa doação foi possível por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Sementes, importante programa para a comercialização da diversidade de alimentos e sementes crioulas da agricultura camponesa do pais.
A preservação, produção e multiplicação das sementes crioulas é fundamental tanto para a garantia da diversidade genética e alimentar como da soberania alimentar dos povos e do mundo e os camponeses e camponesas historicamente foram os responsáveis deste trabalho.
Em um contexto de avanço do agronegócio e das sementes transgênicas, contaminação e erosão da diversidade genética e de criminalização do uso das sementes crioulas essa doação de sementes vem para reforçar a nossa resistência, como mulheres camponesas, às sementes da morte e seguir cuidando e multiplicando a vida e a produção de alimentos saudáveis no campo.
O compromisso das mulheres camponesas dos assentamentos é iniciar Casas de Sementes comunitárias, para armazenar suas próprias sementes para sua produção e para seguir ampliando a rede de preservação e multiplicação das sementes crioulas no Distrito Federal e Entorno, com o apoio técnico do MCP nas
praticas de cuidado no plantio, colheita, seleção, armazenamento e distribuição das sementes, apoio que agradecemos imensamente aos camponeses e