14/05/2018 - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas
Formação para autonomia das mulheres e transformação social

O MMC do Rio Grande do Norte, após completar seus primeiros 6 anos no Estado, começa a intensificar seu processo de formação na base. As coordenadoras nacionais do estado entendem que a formação é sempre necessária, mas, em um momento como esse, ela toma um caráter estratégico. Reunidas em abril para realização do planejamento anual, construíram uma proposta de programa de formação que parte da história do movimento de mulheres camponesas e de suas lutas para estudar vários temas que afetam a vida das mulheres camponesas.

O programa de formação estuda como funciona a sociedade capitalista, patriarcal e racista em busca de traçar formas para sua superação. Em outro momento, estuda o desenvolvimento da agricultura e suas particularidades no caso brasileiro e seus impactos no modo de vida camponês, se debruça também sobre o estudo da agroecologia, do feminismo camponês e popular entre outros temas que serão o mote desse trabalho que, no ano de 2018, busca chegar a todas as camponesas organizadas no MMC no RN.

No dia 10 de maio, na cidade de Campo Grande, em parceria com a Sertão Verde, importante organização de assessoria às famílias camponesas da região, o MMC realizou o primeiro módulo do seu programa de formação. A atividade contou com a participação de 25 camponesas, sendo elas dos municípios de Angicos, Ipanguaçu, Afonso Bezerra, Assu, Mossoró, Campo Grande. Todas as participantes irão reproduzir a formação em suas comunidades e assim a atividade já teve um caráter de formação de formadoras.

Camponesas recém-chegadas no movimento avaliaram que esse foi um momento de entender mais sobre a luta das mulheres e a importância de se organizarem, as mais antigas se animam com a expansão do movimento e a possibilidade de saber mais sobre o mundo que vivemos.