02/12/2022 - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas
MMC Brasil fortalece a importância da proposta de ministério voltado à produção de alimentos a partir da diversidade da agricultura familiar camponesa

O MMC Brasil faz parte do Grupo Técnico de Desenvolvimento Agrário da equipe de transição do governo Lula e acompanha de perto o debate e construção que visam reorganizar e retomar as políticas públicas para a produção de alimentos saudáveis, que foram totalmente destruídas no governo Bolsonaro.

 

Além de reorganizar e retomar, as representações dos movimentos camponeses trazem como pauta essencial o avanço nas políticas públicas, principalmente neste momento em que o país tem mais de 33 milhões de pessoas de volta à fome e mais da metade da população em insegurança alimentar. Nesta semana, o GT entregou um relatório parcial que traz elementos importantes de acúmulo dos debates.

 

O MMC Brasil fortalece e se posiciona pela importância da proposta de criação de um ministério voltado à produção de alimentos a partir da diversidade da agricultura familiar camponesa de nosso país. O Movimento enfatiza também o papel fundamental das mulheres, fortalecendo a necessidade de políticas especiais para as CAMPONESAS, seus quintais produtivos, roçados e sua produção agroecológica, ampliando a autonomia econômica e combatendo as violências.

 

Construção coletiva e representação

 

Importante frisar que na última segunda-feira, 28 de novembro, o MMC Brasil participou em peso, com militantes de todo o país, de reunião online com mais de mil pessoas, entre lideranças de movimentos da agricultura familiar camponesa, das águas e das florestas, de instituições, de organizações sociais e de povos originários de todo o país. O encontro, coordenado pelo Deputado Federal Pedro Uczai (PT/SC) e pela Secretária Agrária do PT, Elisângela Araújo, fortaleceu o entendimento coletivo da importância da retomada das políticas públicas dentro do desafio de garantir o avanço da SOBERANIA ALIMENTAR.

MMC Brasil participa de reunião com GT de Meio Ambiente da equipe de transição do governo Lula

O MMC Brasil participou na quinta-feira, 1º de dezembro, em Brasília, de reunião de representantes do Campo Unitário (Via Campesina, CONTAG, CONTRAF e outras representações do campo, das águas e das florestas) com o Grupo Técnico de Meio Ambiente da equipe de transição do novo governo Lula.

 

Noeli Welter Taborda, dirigente nacional do MMC Brasil, destacou que o objetivo da reunião foi garantir a participação das organizações que compõem o Campo Unitário na construção do processo de transição para levar e fortalecer as pautas que contemplem a diversidade do campo, das águas e das florestas.

 

A representação do Campo Unitário entregou à Marina Silva, do GT de Meio Ambiente, a plataforma construída pelos unitários com preocupações, demandas e propostas de construção coletiva de um país com mais respeito e cuidado com os biomas com a participação dos povos que constroem na prática a vivência com as águas, a terra e as florestas.

Na sociedade que a gente quer, basta de violência contra a mulher!

 

📢💜 Seguindo nossas postagens que marcam os 21 dias de ativismo pela eliminação das violências contra as mulheres, trazemos hoje a companheira Rosangela, do Paraná, que é camponesa e pedagoga.

 

🌱👩🏽‍🌾📝Ela mandou uma linda colagem com seu cotidiano de produção agroecológica de alimentos saudáveis, de estudos, de diversão, de flores… Um exemplo de como as camponesas têm o caminho para o combate às violências: autonomia econômica, acesso aos estudos, aos direitos, à vida digna…

 

✊🏾✊🏼✊✊🏿Por isso lutamos por políticas públicas para as mulheres do campo, das águas e das florestas!

 

Seguimos em luta e apresentando saídas para um mundo mais digno!

 

#25Nov22