19/01/2023 - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas
MMC participa de reunião dos movimentos de mulheres do campo, das florestas e das águas com o MDAAF

Na tarde desta quinta, 19 de janeiro, o Movimento de Mulheres Camponesas participou de uma reunião com o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Texeira.

 

Juntamente com representantes de outros Movimentos do campo, das florestas e das águas, discutimos a importância da valorização do trabalho das mulheres na produção de alimentos saudáveis para o abastecimento do país.

 

Pautamos a garantia da presença das mulheres na formulação e execução das políticas públicas executadas pelo ministério, especialmente nas ações voltadas para a agroecologia, assistência técnica, crédito rural e fomento para fortalecer a produção.

 

Além disso, foi pontuada a necessidade de garantir a participação de 50% de mulheres na composição do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF).

 

O ministro destacou algumas prioridades do MDAAF como a Soberania Alimentar; combate à fome, fortalecimento da agricultura familiar e redemocratização da terra.

 

Cientes da nossa missão de contribuir com a superação das desigualdades de gênero e a valorização das mulheres e jovens camponesas, seguiremos dialogando com o governo federal em outras pastas para continuar apresentando nossas demandas.

 

 

Fortalecer a luta em defesa da vida! Todos os dias!

MMC participa de reunião com Secretária Executiva da Secretaria Geral da Presidência

👩🏽‍🌾📢 Na quarta-feira, 18 de janeiro, o MMC, representado por nossas companheiras Noeli Welter Taborda e Noemi Krefta, participou de reunião de MULHERES DA AGROECOLOGIA com a Secretária Executiva da Secretaria Geral da Presidência Maria Fernanda Coelho e sua equipe. Estiveram na reunião também companheiras representantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), MCP e Marcha das Margaridas.

 

As companheiras pautaram a importância das mulheres estarem em locais estratégicos nos ministérios, pois a reconstrução do país passa necessariamente pelas mãos das mulheres.

 

Também foi pautada a necessidade da retomada da participação acontecer olhando para paridade nos conselhos e comitês de participação. Um informe sobre a Marcha das Margaridas finalizou o encontro.

“Salientamos a importância da própria Maria Fernanda Coelho como Secretária Executiva, uma mulher feminista que atua historicamente para inclusão das mulheres nos espaços de poder e representação”, afirmou Noeli.

 

Seguiremos firmes na incidência pela participação das mulheres e pela construção de políticas públicas pelo fim da discriminação, do machismo e todas as formas de violência!

 

👩🏽‍🌾📢 Fortalecer a luta em defesa da vida! Todos os dias!