O vídeo mostra um pouco do trabalho da camponesa que faleceu no último dia 27 de abril de 2016. Maria Luiza era uma mulher com muita energia criativa, sempre espalhando conhecimento e alegria de viver, por ser uma pessoa muito comunicativa, alegre, solidária e acolhedora, sua presença nunca passava despercebida.
Maria Luiza, camponesa e educadora, integrante do MMC/PR, era vegetariana e juntamente com seu companheiro, Edson, produziam alimentos saudáveis com os princípios da agroecologia, na sua unidade de produção camponesa, no interior de Medianeira, região Oeste do Estado do Paraná. O vídeo mostra um pouco do trabalho da camponesa que faleceu no último dia 27 de abril de 2016. Maria Luiza era uma mulher com muita energia criativa, sempre espalhando conhecimento e alegria de viver, por ser uma pessoa muito comunicativa, alegre, solidária e acolhedora, sua presença nunca passava despercebida.
Começou a participar dos encontros de formação do Movimento de Mulheres Camponesas, onde contribuía nos debates, sempre buscando relacionar a teoria e a prática. Tinha muito conhecimento sobre os povos originários e povos de matriz africana, bem como, da cultura camponesa. A partir do estudo realizado no Movimento sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANCs, Maria Luiza que já produzia para consumo as plantas medicinais, começou a dedicar tempo a estudar as PANCs, e também a desenvolver receitas novas e recuperar receitas de família, sempre utilizando PANCs. Ela fazia observação – estudo – experimentação. Sempre relacionando a alimentação na promoção da saúde integral.
Agora para 2016 estava desenvolvendo novas receitas para realizar oficinas sobre as PANCs com as camponesas do MMC/PR. Maria Luiza não está mais entre nós, mas seus ensinamentos e seus exemplos ficarão para sempre conosco, ela agora luta em defesa da vida em outra dimensão!
Maria Luiza Presente! Presente! Presente!