MMC realiza Seminário
“Mulheres da floresta em defesa da Amazônia”
e Mostra da Cultura Camponesa
Atividades fazem parte da programação da Virada Cultural Amazônia de Pé, que acontece em todo o país nos próximos dias
Nos próximos dias 2, 4 e 5 de setembro, mulheres do MMC organizadas no Norte do país vão promover o Seminário “Mulheres da floresta em defesa da Amazônia”, com uma MOSTRA DA CULTURA CAMPONESA, em Rio Branco, no Acre, reunindo mulheres camponesas também dos estados de Roraima, Amazonas, Rondônia e Maranhão. A atividade faz parte da programação da Virada Cultural Amazônia de Pé, conduzida pela Campanha Amazônia de Pé, e que vai acontecer com eventos em todo o país.
A proposta do seminário e da mostra organizados pelo MMC é dar visibilidade às práticas da agricultura agroecológica e feminista que enfrenta o agronegócio, produzindo alimentos saudáveis, promovendo a soberania alimentar e garantindo a conservação e preservação das sementes crioulas, herança dos nossos ancestrais indígenas, defendendo a Amazônia e a sua biodiversidade e sociodiversidade. O evento, que acontece na Universidade Federal do Acre (Ufac), terá mesas de conversação sobre a situação atual da Amazônia, bem como trocas de experiências sobre as práticas agroecológicas, a conservação e preservação de sementes crioulas, envolvendo também professores e estudantes da universidade.
No dia 5, quando é celebrado o Dia da Amazônia, a partir da tarde e também à noite, no Lago do Amor, no centro da cidade de Rio Branco, acontece a Mostra da Cultura Camponesa, com exposição e vendas de produtos agroecológicos, comidas típicas, artesanatos e, simultaneamente atividades artísticas e culturais como cantoria, poesias e shows musicais. Ao longo das atividades do Seminário e da Mostra da Cultura Camponesa será realizada a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé, somando na iniciativa que visa a preservação da Amazônia.
Sobre a Campanha Amazônia de Pé
O MMC Brasil faz parte das mais de 180 organizações, movimentos e coletivos de todo o país que assinam e estão na construção do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé, que tem por objetivo a proteção de todas as florestas públicas da Amazônia Legal. O projeto prevê a ampliação e demarcação de terras indígenas, territórios quilombolas, territórios de pequenos produtores extrativistas e novas Unidades de Conservação da Natureza de Uso Sustentável, além de prever uma maior penalização para grilagem e inativar os registros irregulares em terras públicas. A coleta para garantir um milhão e meio de assinaturas necessárias para garantir a entrada do Projeto de Lei de Iniciativa Popular Amazônia de Pé no Congresso Nacional está a todo o vapor pelo país.
Saiba mais e participe clicando aqui: https://amazoniadepe.org.br/
PROGRAMAÇÃO:
SEMINÁRIO “MULHERES DA FLORESTA EM DEFESA DA AMAZÔNIA” e MOSTRA DA CULTURA CAMPONESA
VIRADA CULTURAL AMAZÔNIA DE PÉ
Rio Branco, Acre, de 4 e 5 de setembro de 2022
DIA 02/09:
Ato político e cultural no saguão do Restaurante Universitário da Ufac, com apoio da Adufac
Entre 11h30min e 13h – Coleta de assinaturas para o abaixo-assinado do Projeto de Lei Amazônia de Pé e convite para a programação dos dias 4 e 5
Dia 04/09:
SEMINÁRIO “MULHERES DA FLORESTA EM DEFESA DA AMAZÔNIA”
Local: Auditório da Adufac
Manhã:
Café da manhã e chegada das camponesas (7 às 9h)
Mística de abertura – Carta dos Povos da Amazônia
Registro da presença de autoridades, lideranças presentes, entrega de uma muda de copaíba e convite para uma foto para a Campanha Amazônia de Pé
Roda de conversa:“Amazônia: passados presentes e os desafios da biodiversidade – Projeto de Lei Amazônia de Pé”
Tarde:
14h30: Roda de conversa: “Mulheres da floresta, construindo o Bem Viver”
Dia 05/09:
Manhã:
8h30: Realidade das mulheres camponesas na Amazônia/rearticulação do MMC/ Campanha Sementes da Resistência
Plenária/encaminhamentos/elaboração da Carta das Mulheres Camponesas/troca de sementes/distribuição de mudas de copaíba.
Tarde:
15h30: MARCHA PELA AMAZÔNIA – da UFAC ao Lago do Amor
MOSTRA CULTURAL DA CULTURA CAMPONESA
Lago do Amor (16 às 18h)
Apresentações culturais
Coleta de assinaturas para o abaixo-assinado Amazônia de Pé
Mística de encerramento