Companheiras do Movimento de Mulheres Camponesas participaram da cerimônia de transmissão de posse de Cida Gonçalves para o Ministério das Mulheres, que aconteceu na terça-feira (3), no Centro Cultural do Banco do Brasil.
MMC na posse do Ministério das Mulheres: conquista
Foi um momento de muita alegria e cantoria, mística e emoção, em que foram repassadas à ministra Cida as bandeiras dos movimentos sociais populares e feministas, como simbologia da retomada do ministério e da força das mulheres na defesa da democracia e na luta por direitos.
Movimentos feministas presentes com muita potência
Durante o pronunciamento, a ministra Cida Gonçalves destacou a força das mulheres brasileiras, ressaltando a importância da presidenta Dilma por ser exemplo de coragem e ousadia ao enfrentar o ódio machista, de força e resiliência, de esperança e luta.
Cida lembrou que no último governo, caracterizado como misógino, racista e fascista, o ministério foi uma usurpação, houve muitos retrocessos, não houve cuidado com as mulheres, nem com as famílias e nem com os direitos humanos, só houve destruição dos direitos da mulher. Ressaltou que foi um projeto político de desmonte das políticas públicas, em que se extinguiu o orçamento, retirando até a vida das mulheres, com o aumento das violências de gênero e recorde nos casos de feminicídio, sendo as mulheres negras as mais afetadas.
Neste governo, o Ministério das Mulheres será de todas as mulheres, negras, brancas indígenas, lbtqia+, mulheres do campo, das cidades e das águas. “A pasta terá como objetivo a defesa da garantia dos direitos das mulheres”, afirmou Cida.
As primeiras ações do ministério já iniciaram durante o período da transição com aumento no orçamento. O Programa Mulher Sem Violência será reconstruído, a Casa da Mulher Brasileira vai ser retomada, o 180 será reestruturado, o ministério também irá criar políticas públicas para viabilizar a inserção das mulheres no mercado de trabalho e reduzir a sobrecarga de tarefas domésticas, igualar o salário e combater ao assédio moral.
Cida Gonçalves finalizou afirmando que o Mistério das Mulheres irá trabalhar arduamente para a construção de um país com a cara e o jeito das mulheres, trabalhar pela união e fazer com que a democracia seja plena para homens e mulheres, trabalhando juntas e juntos para um novo mundo possível.
Fortalecer a luta em defesa da vida, todos os dias!!!!!
#MMCnaPosse
#BrasilDaEsperança
Texto: Ana Cláudia Rauber