Mulheres Camponesas de Bujari/Acre realizam I Encontro Municipal - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Notícia

Mulheres Camponesas de Bujari/Acre realizam I Encontro Municipal

Nos dias 07 e 08 de março de 2013, o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) de Bujari/Acre esteve realizando o 1º Encontro Municipal de Mulheres Camponesas de Bujari.

Durante os dois dias de atividades, participaram cerca de 350 mulheres de diferentes comunidades do município de Bujari. As camponesas vivenciaram momentos culturais, estudo e debate sobre a campanha “Basta de Violência contra as Mulheres”, Lei Maria da Penha, Projeto de Agricultura Camponesa e realizaram um resgate histórico das lutas e da Organização do MMC.

Ainda, na manhã do dia 08 de março de 2013, as mulheres participaram de sessão solene na Câmara de Vereadores local e entregaram uma Carta de revindicação para o prefeito municipal Antônio Raimundo da Silva Ramos.

Esta ação faz parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres do Campo e da Cidade, que acontece desde 2006 e congrega ações articuladas nacionalmente pelas mulheres dos movimentos do campo e da cidade. Ao longo desses anos, diversas ações foram protagonizadas pelas mulheres como forma de luta e resistência à opressão e à dominação que sofrem na esfera privada e pública pelo sistema machista e patriarcal. A Jornada aglutina as demandas das mulheres dos movimentos sociais através de ações conjuntas, que evidenciam as diversas formas de violência sofridas no cotidiano. Em 2013, o tema “Por vida e soberania alimentar, basta de violência contra a mulher” evidencia as diversas formas de violência contra as mulheres, como a violação dos direitos humanos, ausência de políticas para produção de alimentos saudáveis, ausência de uma política de moradia para o campo e para a cidade. A redução dessa violência, segundo as mulheres, passa pela produção de alimentos saudáveis, preservação das sementes crioulas, práticas agroecológicas sem agrotóxicos, a realização de uma reforma agrária e urbana que atenda aos interesses do povo brasileiro e mudanças estruturais nas relações entre as pessoas e destas com o meio ambiente.