Durante os dias 20 a 23 de novembro, cerca de 2 mil jovens de todo o continente americano estarão em Palmeira das Missões no RS, um território de grandes lutas indígenas e camponesas, participando do 14° Acampamento latino-americano da Juventude.
Organizado pela Coordenação Latinoamericana das Organizações do Campo (CLoc) e Via Campesina (VC), o acampamento será um espaço importante para construção de intercâmbios e para aprofundar a formação sócio-política da juventude em uma perspectiva de construção de análises, debates e lutas conjuntas com a juventude urbana. Mas será, principalmente, um espaço de luta dos jovens contra a ação do capital sobre as terras e territórios da América Latina.
Para Raul Amorim, da coordenação do coletivo de juventude do MST, "o acampamento será um espaço de protagonismo da juventude camponesa na luta contra a ofensiva do capital sobre os recursos naturais na América Latina, que expulsam a população camponesa e os povos de suas terras e territórios. Além de colocar o desafio da construção de agendas de lutas comuns para a construção de um projeto popular para América Latina",afirma.
O acampamento faz parte do processo de articulação da juventude do campo e da cidade latino-americana que há treze anos vinha sendo realizado na Argentina, esta é a primeira vez que o evento será sediado em outro país. É um acampamento de jovens latinoamericanos da Argentina, Bolívia, Brasil, Nicarágua, Guatemala, Venezuela, Cuba, Paraguai e as delegações dos Estados Unidos, bem como de outros continentes como Ásia e África do Sul.
Segundo Marcelo Leal, do coletivo nacional de juventude do MPA, o acampamento latino que já faz parte da agenda de formação e de lutas da América Latina pretende fortalecer a unidade entre os movimentos sociais do continente e a organização da juventude.
“O acampamento foi fundamental para fortalecer a unidade de nossa luta, ele envolve a juventude ativa de nossas organizações, e mostra cada vez mais que é a partir da unidade de nossa classe que podemos avançar (…) Realizar o acampamento aqui no Brasil é importante, principalmente por que a região de Palmeiras é um local histórico de luta e resistência do povo latinoamericano” ressalta.
A metodologia do acampamento envolverá momentos de plenária, rodas de conversa e oficinas que constitui um importante espaço de diálogo, socialização e integração da juventude que se organiza e luta pela transformação da sociedade.
“Para nós juventude será um momento de muita mística e animação, é um espaço de onde reafirmamos nossas convicções na luta do campo e da cidade, é onde somaremos forças para massificar nosso projeto popular na América”, relata Marcelo.
Serviço:
14º Acampamento Latino-americano da Juventude
Data: 20 a 23 de Novembro
Local: Parque de Exposições de Palmeiras das Missões – RS/Brasil
Contato:
Neudicléia: 054 8101 7170
Letícia: 055 81448995