CUIDAR DAS ABELHAS É CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA HUMANA. - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Notícia

CUIDAR DAS ABELHAS É CUIDAR DA PRÓPRIA VIDA HUMANA.

Por Edcleide da Rocha Silva

 

 

“O dia da colheita do mel é dia de felicidade, mas nos últimos tempos tem se tornado cada vez mais raro”, expressa a camponesa e dirigente do MMC Rosangela Piovizani, em pequeno vídeo durante coleta de mel agroecológico da unidade produtiva familiar camponesa.

 

A região vem enfrentando ataques diretos ao bio-sistema do Cerrado, assim como acontece em outros biomas do Brasil. Ações criminosas ligadas ao sistema de produção circunvizinho, como o uso intensivo de agrotóxico, vem sendo responsáveis pela mortalidade das abelhas, envenenamento das águas, contaminação da terra e do ar, prejudicando diretamente a unidades de produção agroecológica, camponesa e familiar.

 

O que agrava a situação é o fato de a agricultura ser dependente desses insetos para o seu desenvolvimento. As abelhas são responsáveis pela polinização das flores, portando têm papel estratégico na produção alimentar.

 

No vídeo, Rosangela fala da perda de apiário e consequentemente da perda da produção do mel, que vem sendo causada pela ação humana criminosa, contra a vida da mãe natureza. “ O pior, não é perder o mel. O que é pior é perder as colmeias”, afirma a camponesa, compreendendo-se em sua fala a importância das abelhas para a natureza, crucial inclusive para própria existência humana.

 

Na foto Rosangela, fazendo coleta de mel

 

“As abelhas estão ligadas a toda parte de reprodução e reprodução da natureza. Elas são responsáveis pela polinização das flores, para daí vir os frutos dos nossos alimentos. Matar esses insetos é crime! MATAR ESSES INSETOS É COMPROMETER A SOBERANIA ALIMENTAR. É comprometer daqui alguns anos o ter comida na mesa. Sem abelhas será que a população vai ter alimentos? Por isso cuidemos de nossos biomas, das nossas florestas, dos nossos animais e dos insetos, especialmente das abelhas que tem um papel fundamental para a natureza e para humanidade”, finalizou.