Atos convocados pelos Comitês Populares de Luta denunciam impactos do aumento da fome e pobreza na vida das mulheres. MMC participa da organização e fortalece a luta!
Neste sábado, 13 de agosto, milhares de mulheres estarão nas ruas de diversas cidades do país no ato “Mulheres Juntas pelo Brasil”, convocado pelo Comitê Popular de Luta Nacional ‘Mulheres com Lula’, formado por movimentos populares de mulheres, como o Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), e partidos como o PT, PSOL, PCdoB, PSB, PV, Rede e Solidariedade.
Em mais um momento eleitoral, onde a população é convocada a decidir os rumos do país, as mulheres que representam 53% do eleitorado estarão nas ruas para denunciar os retrocessos do governo Bolsonaro, que atuou de forma a acabar com uma série de políticas sociais e chefiou o avanço do conservadorismo e dos retrocessos nos direitos reprodutivos.
Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), explica a pauta da mobilização: “O objetivo é chamar a atenção para a agenda das mulheres diante do cenário de crise econômica, carestia e aumento da fome no país. Somos 82 milhões de eleitoras, a maioria do eleitorado brasileiro e com essa potência podemos fazer acontecer”.
Mulheres com Lula
Diante deste cenário, a análise das organizações é de que o projeto que melhor representa as lutas históricas em defesa da liberdade, autonomia, soberania e contra o machismo e o racismo está expresso na candidatura de Luis Inácio Lula da Silva, responsável por políticas como a Lei Maria da Penha; a titularidade de 90% dos cartões do Bolsa Família em nome de mulheres; 85% da titularidade das moradias do Minha Casa Minha Vida para mulheres chefes de família, além do acesso feminino a programas como o ProUni e Fies.
Para as lideranças de movimento populares, o momento histórico é favorável para o fortalecimento das pautas das mulheres. “Está na hora de construir um novo futuro para o país. Está nas nossas mãos a decisão de acabar com o pesadelo da fome, da miséria e da pobreza que assola o povo brasileiro. Vamos ocupar as ruas na defesa de um país mais justo e solidário. Nós do MMC estamos com Lula para construir um Brasil sem machismo, racismo e sem violência”, afirma Noeli Taborda, do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), que fará atos nas cidades e também no campo através de ações simbólicas.
Saiba onde tem ato
Durante todo o dia 13, os atos acontecerão em diversos formatos organizados pelos comitês e em diferentes horários. Confira a lista de locais e horários de concentração:
Acre – 17h – praça da Revolução, Centro, Rio Branco
Alagoas – 9h panfletagem na entrada do Produban em Maceió e 9h30 feira de União dos Palmares
Amapá – 9h Adesivaço Avenida Raimundo Álvares da Costa, 936 – Macapá
Amazonas – 9h Praça da Matriz – Manaus
Bahia – 10h- Sussuarana -panfletagem, adesivaço, bandeiraço. 10h São Marcos – panfletagem, adesivaço, bandeiraço 10h- Cajazeiras – agitação na Rótula da Feirinha
Ceará – Ato Cultural no período da tarde na região da praia em Fortaleza; Lançamento do Comitê Popular de Luta das Mulheres
Distrito Federal – 15h – gramado da Rodoviária do Plano Piloto, sentido Torre de TV, Brasília
Espírito Santo – 9h Praça de Laranjeiras – Serra
Goiás – 9h – Caminhada concentração Praça do Botafogo, Goiânia
Mato Grosso – 8h – Concentração na Praça da Mandioca, Cuiabá
Mato Grosso do Sul – 9h – Praça Cuiabá/Cabeça de Boi, Campo Grande
Minas Gerais – 9h Ato na praça 1º de maio, Ipatinga
Pará – 15h – Cidade nova 8 we 26 n 222, Ananindeua
Paraíba – 9h – Ponto de Cem Réis João Pessoa ; 9h – Praça da Bandeira, Campina Grande
Paraná – 10h – Concentração na rua XV em Curitiba – 13h Caminhada lilás
Pernambuco – 9h – Parque 13 de maio, Recife
Piauí – 8h – Ato na praça Rio Branco, Teresina
Rio de Janeiro – 11h – Largo da Prainha, Rio de Janeiro; 13h Praça da Marisa, São Gonçalo
Rio Grande do Norte – 9:30h – Ato no Calçadão da Av. João Pessoa, Natal
Rio Grande do Sul – 11h – Parque Farroupilha, Porto Alegre
Rondônia – Cidade Cerejeiras – Caravana Juntas pelo Brasil
Roraima – 00h – Alvorada Mulheres Juntas pelo Brasil
Santa Catarina – 10h – Largo da Alfândega, Florianópolis, Largo da Alfândega
Blumenau – 10 horas – Pracinha da Igreja Matriz
PALHOÇA – 10 horas – PRAÇA 7 DE SETEMBRO
São Paulo – 10h – Escadas do Theatro Municipal, São Paulo
Sergipe – 8h – Praça dos Mercados, Aracaju
Tocantins – 17h – Feira coberta do Aureny 1, Palmas