No dia 04 de outubro de 2012 completam seis anos que nossa companheira Loiva nos deixou. Muitos adjetivos podem ser utilizados para defini-la, mulher forte, determinada, corajosa, lutadora…
Iniciou sua militância junto ao movimento de mulheres muito jovem, à época chamado de MMTR – Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, atuando na construção e articulação nacional da organização das mulheres da CLOC, da Via Campesina Nacional e Internacional, das mulheres do Cone Sul e da Marcha Mundial de Mulheres. Participou, igualmente, na construção do MMC – Movimento de Mulheres Camponesas, atuando ativamente na luta das mulheres.
Uma amiga, uma lutadora, e acima de tudo, uma sonhadora, que acreditava que, lutando em coletivo, construiria uma sociedade diferente. Lutou como mulher para superar a inferioridade que a sociedade machista impõe às mulheres; lutou como mãe, pelo presente e pelo futuro de seu filho e dos filhos e filhas do mundo.
Loiva faleceu em 4 de outubro de 2006, devido a problemas de saúde, mas seu exemplo de dedicação, garra e coragem continua vivo entre nós, fortalecendo nossa luta em defesa da vida, sempre!