As atividades do 8 de março d 2014 no estado de Goiás foi realizado em Uruaçu GO com a participação das mulheres do MST, MMC, MAB, CPT com a participação de 60 mulheres.
As atividades do 8 de março d 2014 no estado de Goiás foi realizado em Uruaçu GO com a participação das mulheres do MST, MMC, MAB, CPT com a participação de 60 mulheres.
No dia 06 realizou-se análise de conjuntura trazendo os elementos que estão presentes na sociedade e que influencia na realidade e na vida das mulheres camponesas.
A noite a em articulação da Via Campesina e a Faculdade Serra da Mesa (FASEM) no auditório Jorge Gabriel Moisés, evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher. O Simpósio “Os Desafios Contemporâneos no Estado de Goiás em Relação às políticas para Mulheres” reuniu alunos, professores e representantes da sociedade Civil . O Dia Internacional da Mulher é celebrado em 08 de março.
“Nosso objetivo é discutir a relevância da mulher na sociedade e, ao mesmo tempo, promover um olhar atento as políticas públicas voltadas para as mulheres.”
Uma das palestrantes da noite, a professora Ana Lúcia, do Centro de Formação de Educação Popular Eldorado do Carajás, abordou a temática sobre gênero e classe, fazendo um contraponto histórico do comportamento da mulher na sociedade desde o sistema feudal até os diais atuais.
“É com o surgimento do capitalismo que a mulher é colocada como figura responsável unicamente por gerar filhos e cuidar de assuntos da casa”, disse.
Já a representante da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA), Dila Rezende, abordou as recentes conquistas das mulheres na sociedade, como a lei Maria da Penha.
Movimentos Sociais
O evento contou ainda com a participação de mulheres da Via Campesina. A Via Campesina é um movimento internacional que coordena organizações camponesas de pequenos e médios agricultores, trabalhadores agrícolas, mulheres camponesas e comunidades indígenas da Ásia, África, América e Europa.
Mulheres Homenageadas
A programação reservou ainda espaço para homenagear mulheres que se destacaram por sua atuação no meio social. “ Procuramos através destas mulheres, mães, educadores, expoentes, homenagear todas as outras mulheres da nossa sociedade”.
Organização
O Simpósio Os Desafios Contemporâneos no Estado de Goiás em Relação às políticas para Mulheres foi organizado em conjunto pela Diretoria Acadêmica, Sheila Santos , Coordenação de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação Luciane Gelatti e contou com a colaboração das professoras Julciane Anzilago e Ivani Pereira da Costa
O evento contou ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA).
No dia 07 de março trabalhamos o tema saúde da mulher com roda de conversa trazendo os elementos de como são tratados historicamente a vidas das mulheres em se tratando da saúde.
Ainda discutimos os temas:
- Da formação dos comitês do Plebiscito Popular da Constituinte;
- Da campanha da fraternidade que trata do tráfico humano principalmente de mulheres;
As atividades contaram com momentos reflexivos de mística e homenagem as mulheres.
Julciane Inês Anzilago