Neste 08 de Março – Dia Internacional da Mulher – mulheres camponesas de três municípios do Estado do Paraná estarão realizando atividades que congregarão estudo, confraternização e caminhada. As ações fazem parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres do Campo e da Cidade. Abaixo temos um resumo destas atividades.
Quedas do Iguaçu
Com o tema “Basta de violência contra a Mulher!” as mulheres de Quedas do Iguaçu, se organizam no dia 09 de março de 2013, para o 8° Encontro Regional de Mulheres Camponesas do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e dos Sindicatos, envolvendo os grupos que atuam nos assentamentos, acampamentos e comunidades da região.
Para o encontro está prevista a participação de aproximadamente 1000 mulheres da região. Neste mesmo dia, pela tarde, as mulheres seguirão em marcha pelo centro da cidade com faixas e cartazes sobre o lema do encontro.
Flor da Serra do Sul
Em Flor da Serra do Sul, região Sudoeste do Paraná, acontecerá o 7º Encontro em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O encontro acontecerá no domingo dia 10 de março de 2013 e tem como Tema "A participação da mulher nos espaços de poder e na política". Também estará sendo abordado o tema da Previdência Pública Universal e Solidária e a ampliação do salário maternidade para 06 meses e inclusão das informais.
O almoço será partilhado, cada participante levará um prato para a partilha, valorizando os alimentos produzidos pelas famílias camponesas. Na parte da tarde ocorrerão diversas atividades culturais, como cantos e contos, musicas, poesias e gincana.
Este encontro esta sendo organizado pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), ASSINTRAF (Barracão, Flor da Serra do Sul e Bom Jesus do Sul) Sindicato de Salgado Filho, Sindicato de Manfrinópolis e Cresol de Salgado Filho.
O público esperado para o encontro é de aproximadamente 500 mulheres desses municípios.
Mangueirinha
No dia 15 de março um grupo de mulheres do MMC participará de audiência pública com o INCRA e assentados/as e acampados/as da região Sudoeste, juntamente com mulheres do MST e do Movimento dos Atingidos pelas Barragens no município de Mangueirinha.
A Jornada Nacional acontece desde 2006 e congrega ações articuladas nacionalmente pelas mulheres dos movimentos do campo e da cidade. Ao longo desses anos, diversas ações foram protagonizadas pelas mulheres como forma de luta e resistência à opressão e à dominação que sofrem na esfera privada e pública pelo sistema machista e patriarcal. A Jornada aglutina as demandas das mulheres dos movimentos sociais através de ações conjuntas, que evidenciam as diversas formas de violência sofridas no cotidiano. Em 2013, o tema “Por vida e soberania alimentar, basta de violência contra a mulher” evidencia as diversas formas de violência contra as mulheres, como a violação dos direitos humanos, ausência de políticas para produção de alimentos saudáveis, ausência de uma política de moradia para o campo e para a cidade. A redução dessa violência, segundo as mulheres, passa pela produção de alimentos saudáveis, preservação das sementes crioulas, práticas agroecológicas sem agrotóxicos, a realização de uma reforma agrária e urbana que atenda aos interesses do povo brasileiro e mudanças estruturais nas relações entre as pessoas e destas com o meio ambiente.