Mulheres ocupam três áreas de empresas de celulose na Bahia - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Notícia

Mulheres ocupam três áreas de empresas de celulose na Bahia

Cerca de 1.200 mulheres integrantes da Via Campesina ocuparam nesta segunda-feira (4 de março) uma área da Veracel Celulose no município de Itabela (BA). Outras duzentas famílias ocuparam duas áreas da Suzano celulose no município de Teixeira de Freitas, abrindo assim a jornada de mobilização das mulheres no estado da Bahia.

Essas ações fazem parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres da Via Campesina, quando as mulheres camponesas promovem uma série de atividades em todo o Brasil no mês de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher – 08 de março -.

Segundo dados da Centro de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Extremo Sul Da Bahia (CEPEDES), nos últimos vinte anos, as empresas Veracel, Fíbria e Suzano se apropriaram de aproximadamente um milhão de hectares de terras só nessa região. Como resultado disso, os impactos sociais e ambientas estão explícitos no retrato deste território.

A Larga escala desta produção – também conhecida como deserto verde – provocou uma intensa destruição da biodiversidade, pois em seu sistema não sobrevivem outras espécies de plantas, além de causar a degradação e contaminação dos recursos naturais, hídricos e dos solos.

Em contraposição a essa dominação, as mulheres camponesas propõe um projeto de agricultura, baseado na defesa da biodiversidade, da produção de alimentos saudáveis e da reforma agrária.

Fonte: Site MST