O Movimento de Mulheres Camponesas (MMC Brasil) tem como missão a LIBERTAÇÃO DAS MULHERES de todas as formas de opressão, discriminação e, entre suas principais bandeiras de luta, o combate às violências praticadas contra todas nós, mulheres do campo, das cidades, das florestas e das águas.
Portanto, queremos manifestar nossa imensa indignação e repulsa diante da fala violenta e assediadora do presidente da República, que usou a expressão “pintou um clima” ao se referir às meninas venezuelanas que residem no Distrito Federal, colocando-as em situação de vulnerabilidade ainda maior do que já têm por serem imigrantes.
Vivemos numa sociedade capitalista, patriarcal, machista, racista, LGBTfóbica, xenofóbica, dividida em classes sociais antagônicas, onde as mulheres são as maiores vítimas e usadas para garantir esta estrutura de sociedade e de poder. Esta sociedade está baseada em desigualdade de gênero, de raça, na divisão sexual do trabalho, raízes das violências contra as mulheres.
É inadmissível que um CHEFE DE ESTADO que deveria dar o exemplo de cuidado, de respeito e de proteção para seu povo, faça exatamente o contrário, agindo como estimulador de práticas violentas e criminosas que a sociedade brasileira repudia.
As mulheres camponesas e todas as mulheres trabalhadoras vivem no cotidiano a insegurança, o drama do medo de todas as formas de violência. Diariamente acompanhamos o aumento das violações, do estupro, dos feminicídios, da exploração sexual de crianças e adolescentes nos diversos espaços.
O ato praticado pelo presidente é um ataque a TODAS AS MULHERES DO NOSSO PAÍS que lutam pelo fim da violência de gênero e para que os DIREITOS HUMANOS sejam respeitados.
Seguiremos firmes na luta em defesa da vida, na construção de uma sociedade transformada, na qual a violência dê lugar ao respeito, à dignidade e à justiça.
NA SOCIEDADE QUE A GENTE QUER, BASTA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!
Movimento de Mulheres Camponesas – MMC Brasil