Nós, mulheres organizadas no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), nos solidarizamos com o povo colombiano que se coloca na luta em defesa de seus direitos e da vida, contra os ataques do Estado. Repudiamos o uso da violência e das forças armadas pela representação governamental de ultradireita de Iván Duque, um governo que tem atacado brutalmente lideranças camponesas e operárias que formam a classe trabalhadora do país.
O povo organizado na Colômbia, nos últimos dias, tem saído às ruas na reivindicação de seus direitos e defesa da vida. A luta é contra a anunciada reforma tributária, que esmaga os pobres e aumenta a desigualdade social no país.
Em meio a uma das maiores crises sanitárias mundiais, evidenciada pela pandemia da COVID 19, em que milhares de pessoas perderam a vida e tantas outras estamos à mercê de sermos infectados/as, nossa América Latina vem sofrendo severos golpes pela extrema direita no poder dos países, que em seus projetos de sociedade desconsideram a população mais pobre, a classe trabalhadora do campo e da cidade. O governo colombiano, bem como o do Brasil, nada tem feito pelo povo.
A classe trabalhadora tem sido atacada de diversas formas, com a falta de assistência em saúde, com as reformas trabalhistas, com os cortes de orçamentos para gastos públicos, sem vacina e sem comida. Esses são ataques que implicam exploração e afronta direta contra a classe trabalhadora. Vivenciamos o esmagamento dos pobres e a dominação sobre as riquezas naturais com uma lógica produtivista infundada, que demonstra uma crueldade desmedida do governo.
Denunciamos todas as ações que já deixam registro de centenas de feridas e feridos, mais de 726 prisões arbitrárias, mais de 27 mortes, seis atos de violência sexual e abuso de uso de força policial. Todos esses dados não podem passar despercebidos enquanto o povo colombiano clama por direitos. Exigimos respeito à vida de cada colombiano e colombiana e nos solidarizamos com essa luta contra o governo de Iván Duque. Não vamos nos calar!
A vida do povo em primeiro lugar!
Viva a luta do POVO COLOMBIANO!
Viva a América Latina!
Fora Iván Duque!
Movimento de Mulheres Camponesas – Bras