Via Campesina, Movimentos sindicais e Urbanos se unificam na busca de direitos - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Notícia

Via Campesina, Movimentos sindicais e Urbanos se unificam na busca de direitos

Nesta quinta feira (18), cerca de cinco mil militantes dos movimentos sociais e sindicais do campo e da cidade ligados a Via Campesina e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) participam de uma intensa programação de lutas em Porto Alegre.

A CUT-RS irá realizar uma passeata até o prédio da Receita Federal reforçando o acampamento da Via Campesina. A concentração será às 10h, em frente do prédio do INSS (atrás do Mercado Público).

Pela manhã centenas de camponeses irão somar-se a mobilização nacional dos trabalhadores urbanos que reivindica jornada de 40 horas de Trabalho e contra o Fator previdenciário. 

A tarde, as organizações realizam uma marcha em direção ao Palácio Piratini aonde pretendem ser recebidos e atendidos os pontos da pauta de reivindicação pelo Governador Tarso Genro. 

Há alguns meses a Via Campesina vem negociando com Governo do Estado a criação de um Programa Camponês que seria uma política de melhorias das condições sociais, econômicas, culturais e produtivas das famílias camponesas. Dentro das diretrizes deste programa camponês as organizações do campo reivindicam junto ao governo do estado a aprovação e alocação de recursos para a produção, industrialização e comercialização de alimentos saudáveis, com o objetivo de serem destinados prioritariamente  aos trabalhadores das fábricas, aos estudantes beneficiados pelo PNAE, as população mais humilde atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos-PAA e as compras governamentais.

Se concretizado este projeto contará com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde diversas organizações do campo e da cidade  participam da criação deste programa.

(54) 9926 7719, Neudicléia Via Campesina

(51) 9802 1327, Claudir CUT