Campanha 16 dias de ativismo encerra revelando que violência contra a mulher aumentou - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Notícia

Campanha 16 dias de ativismo encerra revelando que violência contra a mulher aumentou

A campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher foi encerrada nesta segunda-feira (10), em Passo Fundo, com a Caminhada Lilás, que contou com a participação de mais de 100 mulheres. Elas se reuniram em frente ao Fórum e depois se deslocaram a pé até a Câmara de Vereadores, onde divulgaram dados da pesquisa “Percepção da violência contra a mulher”, realizada pelas Mulheres da Paz no município.

A pesquisa foi aplicada em 16 bairros de Passo Fundo com 195 mulheres. Entre os dados coletados foi apontado que 72% das entrevistadas registraram aumentou do grau da violência doméstica nos últimos anos e 53% já foram vítimas de violência. Em relação a Lei Maria da Penha, 97% das mulheres declararam conhecer a lei mas, 30% não conhecem as medidas que as protegem.

Para Nei Pies, da Comissão dos Direitos Humanos, os dados indicam que as medidas protetivas devem ser mais trabalhadas com a sociedade. Já a coordenadora da coordenadoria da mulher, Alessandra Moreira, acredita que toda a sociedade tem que denunciar procurando a Delegacia da Mulher. Desde o dia 20 de novembro, diversas atividades vinham sendo desenvolvidas na cidade como mobilização educativa para erradicação de todos os tipos de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.

Clique aqui e confira algumas imagens

Jornalismo Rádio Uirapuru 
Crédito: Cris Jaqueline