1º Encontro Nacional do MMC discute importância da relação entre a Comissão da Verdade e as camponesas no resgate da história - MMC - Movimento de Mulheres Camponesas

Notícia

1º Encontro Nacional do MMC discute importância da relação entre a Comissão da Verdade e as camponesas no resgate da história

Na manhã desta terça-feira, 19, no I Encontro Nacional de Mulheres Camponesas, uma das plenárias tratou do tema “A Comissão da Verdade e as camponesas”. Foi enfatizado que no Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e da Floresta, que aconteceu em 2012, também em Brasília, houve a Comissão Camponesa da Verdade, que vai auxiliar o trabalho da Comissão da Verdade.

O Movimento de Mulheres Camponesas faz parte da coordenação da Comissão Camponesa, que vai apurar dados sobre as graves violações de direitos humanos ocorridas no campo no período de 1946-1988. “Temos que resgatar os dados, pesquisar e trazer a público para garantir o direito à memória, à anistia, reparação moral e material, à verdade e à justiça, principalmente para que os fatos não se repitam”, afirmou o assessor da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Gilney Viana.

Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro “João Sem Terra – veredas de uma luta”, da jornalista Marcia Camarano, primeiro título da Coleção “Camponeses e o Regime Militar”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Também durante o I Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas, que vai até quinta-feira, 21, está acontecendo uma exposição de pôsteres com textos e fotografias sobre o período da repressão no Brasil e o trabalho da Comissão da Verdade.